Após a sessão plenária, no início da noite desta quinta-feira, 13, duas fortes explosões, em um intervalo de 20 segundos ocorreram em frente ao STF.
Segundo apurado pelo G1, bombeiros e militares especializados em explosivos estão no local.
Uma pessoa morreu e o corpo esta na calçada, junto à Praça dos Três Poderes.
Segundo a TV Globo, homem arremessou explosivo contra a estátua da Justiça em frente ao STF; segundos depois outra bomba explodiu na mão dele.
Seguranças da Câmara dos Deputados disseram que um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara.
Veja o vídeo:
De acordo com o STF, os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela.
O Supremo se manifestou em nota:
“Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF.”
Presidência
Após as explosões, o GSI – Gabinete de Segurança Institucional iniciou uma varredura no entorno do Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Planalto no momento das explosões, mas no Palácio da Alvorada, a quatro quilômetros da área. É no Alvorada também onde ele está reunido agora com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.