Publicações

Justiça determina reativação de conta do WhatsApp de influenciador

O Facebook deve reativar conta do WhatsApp de um influenciador digital em até 48 horas. Decisão proferida pela juíza de Direito Alaide Maria Nolli, do 2º JEC de Balneário Camboriú/SC, considerou a importância da ferramenta para a atividade profissional do blogueiro, que utiliza a plataforma para campanhas de marketing e comunicação com clientes.
O influenciador alegou que sua conta foi desativada sem justificativa ou notificação prévia, impossibilitando-o de acessar informações e contatos essenciais para seu trabalho.

No despacho, a magistrada destacou a ausência de evidências de que o usuário tenha violado os termos de uso da plataforma, bem como o perigo de dano decorrente da suspensão do serviço.
A juíza apontou que os requisitos para a concessão da tutela de urgência estavam presentes, com base no artigo 300 do Código de Processo Civil, que exige probabilidade do direito e perigo de dano.
A análise considerou que o ônus da prova recai sobre a empresa, especialmente em situações que envolvam relação de consumo, passíveis de inversão do ônus probatório.
“A probabilidade do direito está presente, considerando que a parte autora nega ter violado qualquer diretriz imposta aos usuários da plataforma e o ônus da prova aplicável a casos dessa natureza.”
Assim, determinou que a conta seja reativada no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 100, limitada a R$ 5 mil.
O escritório Machado & Magalhães Advogados Associados atua no caso.

Processo: 5023232-58.2024.8.24.0005

Veja a decisão.

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.