Publicações

Plano de saúde deve fornecer medicamento a paciente com câncer raro

Plano de saúde deverá fornecer medicamento a paciente diagnosticada com câncer raro. A liminar foi concedida pelo juiz de Direito Evandro Coelho de Lima, da 4ª vara Cível de Cachoeiro de Itapemirim/ES, diante da gravidade do caso e da prescrição médica para o tratamento completo.

Entenda
Uma beneficiária ingressou com a ação judicial após o plano de saúde se recusar a fornecer o medicamento Zanubrutinibe, essencial para o tratamento da Macroglobulinemia de Waldenstrom, doença oncológica rara e agressiva.
A negativa por falta de cobertura contratual levou a paciente a acionar a Justiça para assegurar o tratamento prescrito, alegando risco à saúde e violação do CDC.
Em resposta, a operadora de saúde alegou que o Zanubrutinibe não consta no rol da ANS, o qual define os procedimentos mínimos obrigatórios de cobertura pelos planos de saúde.
Decisão
Ao analisar o pedido, o juiz ressaltou que “a negativa da operadora de plano de saúde no fornecimento do medicamento coloca sobremaneira em risco a vida da requerente”.
O magistrado também destacou que a decisão sobre o tratamento adequado cabe exclusivamente ao médico responsável, sendo indevida a interferência do plano de saúde.
Segundo ele, a operadora desrespeitou o CDC ao negar o medicamento por ausência de cobertura contratual.
“Não pode a requerida, na qualidade de prestadora de um serviço, escolher a melhor opção de tratamento para o pleiteante, cabendo sim ao médico responsável pelo mesmo.”
Dessa forma, diante da vulnerabilidade da paciente e da urgência do tratamento, o magistrado determinou o fornecimento imediato do medicamento. Em caso de descumprimento, a operadora estará sujeita a multa diária de R$ 2 mil.
O escritório Duarte e Almeida Advogados atua pelo paciente.

Processo: 5013795-19.2024.8.08.0011

Leia a liminar.
 

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.