Publicações

TRF-1 mantém desligamento de estudante de medicina reprovado 3 vezes

A 12ª turma do TRF da 1ª região negou o pedido de um estudante para manter sua matrícula no curso de medicina da UFPI – Universidade Federal do Piauí, após ser desligado por reprovar pela terceira vez consecutiva. O colegiado concluiu que não houve qualquer ilegalidade no procedimento administrativo que resultou no desligamento, destacando o desinteresse demonstrado pelo aluno em sua vida acadêmica.
O estudante argumentou que o cancelamento foi “desproporcional e desarrazoado, desperdiçando os recursos já investidos em sua formação”.
A juíza convocada Rosimayre Gonçalves, relatora do caso, com base no art. 207 da Constituição Federal, considerou que “não se verifica a ocorrência de qualquer ilegalidade no procedimento administrativo que culminou em seu desligamento”.

A magistrada destacou que, durante os 26 anos de vínculo com a UFPI, o estudante concluiu apenas 32,9% da carga horária do curso (1.620h/a de um total de 9.105h/a), obteve índice de rendimento acadêmico de 3,63 e foi reprovado em 37 das 64 disciplinas cursadas, “o que demonstra o seu desinteresse pela vida acadêmica”.
A juíza ressaltou a autonomia didático-científica e administrativa das instituições de ensino superior, que “ficam autorizadas a adotar medidas para o desligamento do estudante (jubilamento) em razão do descumprimento das regras para a aquisição do diploma de curso superior”, desde que observados o devido processo legal, a razoabilidade e a proporcionalidade, como no caso em análise.
A 12ª turma, por unanimidade, negou o pedido do estudante para manter sua matrícula no curso de Medicina da UFPI.

Processo: 0025463-16.2014.4.01.4000

Confira aqui o acórdão.

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.