Publicações

TRE/SP cassa Zambelli por fake news e a torna inelegível por oito anos

O TRE de São Paulo cassou, por 5 votos a 2, o mandato da deputada Federal Carla Zambelli e a declarou inelegível por oito anos.
Decisão considerou que a parlamentar cometeu abuso de poder político ao disseminar fake news sobre o sistema eleitoral.

A ação
O pedido de cassação foi apresentado pela deputada Federal Sâmia Bomfim, que apontou a divulgação de vídeos pela parlamentar questionando a lisura das eleições.
Segundo a denúncia, Zambelli espalhou postagens com ataques a ministros do STF e ao sistema eleitoral, incluindo a falsa alegação de que urnas teriam sido manipuladas em Itapeva/SP.  
O julgamento teve início em dezembro de 2024, mas foi suspenso após pedido de vista da juíza Maria Cláudia Bedotti.
Julgamento
O relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, concluiu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2022.
Para ele, as declarações da deputada nas redes sociais comprometeram a igualdade na disputa eleitoral, configurando abuso de poder político, nos termos do art. 22, inciso XIV, da LC 64/90.  
“O impacto das condutas da representada foi suficientemente grave para influenciar a vontade livre e consciente do eleitor, prejudicando a igualdade de condições entre os concorrentes.”  
Além das publicações sobre supostas fraudes nas urnas, o magistrado destacou que os conteúdos postados por Zambelli extrapolaram a liberdade de expressão e evidenciaram má-fé, especialmente pelos ataques diretos a ministros do STF.  

Processo: 0608556-41.2022.6.26.0000 

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.