O deputado Federal Hugo Motta foi eleito, neste sábado, 1º, presidente da Câmara dos Deputados, sucedendo Arthur Lira. Aos 35 anos, Motta se torna o mais jovem parlamentar a assumir o comando da Casa desde a redemocratização. Ele recebeu 444 votos, superando com folga o mínimo necessário de 257 votos para vencer em primeiro turno.
O parlamentar foi o nome de consenso entre 17 das 20 siglas representadas na Câmara, incluindo partidos do governo e da oposição. O bloco que garantiu sua eleição reúne PT, PL, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD, totalizando 494 dos 513 deputados federais.
Na disputa, os outros candidatos, Marcel van Hattem e Pastor Henrique Vieira, receberam 31 e 22 votos, respectivamente. Houve ainda dois votos em branco.
Após o anúncio do resultado, Motta assinou o termo de posse e assumiu oficialmente o cargo. O mandato do novo presidente da Câmara vai até fevereiro de 2027, quando será realizada nova eleição para a Mesa Diretora da Casa.
Além de comandar a Câmara dos Deputados, o presidente da Casa tem papel essencial no funcionamento do Legislativo. Cabe a ele definir a pauta de votações do plenário, conduzir os trabalhos legislativos e supervisionar as comissões temáticas.
O cargo também integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional e é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.
Vitória!
Hugo Motta usou as redes sociais para celebrar sua eleição à presidência da Câmara dos Deputados. Em publicação, o parlamentar destacou a importância do cargo e a responsabilidade que assume.
“É uma honra ocupar a cadeira que um dia foi de Ulysses Guimarães. O momento é de união para enfrentar os desafios do país e defender os brasileiros. Agradeço a todos que confiaram em mim essa missão”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Hugo Motta (@hugomottapb)
Biografia
Nascido em 11 de setembro de 1989, em João Pessoa/PB, Hugo Motta é médico e vem de uma família com forte atuação política na Paraíba. Em 2010, foi eleito deputado Federal aos 21 anos, tornando-se o mais jovem parlamentar do Brasil à época.
Com perfil conciliador, Motta construiu trânsito político tanto com setores de esquerda quanto da direita, além de ter proximidade com o meio empresarial.