Publicações

Candidata não pode ser excluída de concurso da FAB por limite de idade

A 12ª turma do TRF da 1ª região, decidiu que a imposição de limite de idade em concursos públicos exige respaldo legal, sendo vedada a restrição por meio de atos administrativos. A decisão beneficiou uma candidata ao estágio de adaptação à graduação de sargento da FAB – Força Aérea Brasileira, que havia sido eliminada por exceder o limite etário estabelecido no edital.
Em sua defesa, a União alegou a legitimidade do critério de idade, justificando-o como requisito para o cargo, conforme previsto em regulamento.

No entanto, a juíza federal convocada Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, relatora do caso, fundamentou sua análise no art. 7º, inciso XXX, da Constituição Federal, que assegura o acesso a cargos públicos independentemente de idade, salvo exceções legais.
A magistrada também destacou a jurisprudência do TRF da 1ª região, que exige justificativa plausível baseada na natureza do cargo para a imposição de limite de idade em concursos.
O recurso da União foi julgado improcedente por unanimidade, garantindo à candidata o direito de prosseguir no certame.

Processo: 0032377-68.2005.4.01.3400

Leia aqui o acórdão.

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.