Publicações

PDT questiona no Supremo aumento da taxa básica de juros pelo BC

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ingressou com a ADPF 1.202 no STF contra a ata do Conselho de Política Monetária do Banco Central, divulgada em 11 de dezembro. A ata formaliza o aumento da taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual, estabelecendo-a em 12,25% ao ano, e indica possíveis ajustes futuros.
Distribuída ao ministro Edson Fachin, a ação questiona a decisão do Copom, argumentando que a definição da taxa de juros desconsidera a promoção de direitos constitucionais, como o desenvolvimento nacional, a valorização do trabalho humano e a redução das desigualdades sociais e regionais, objetivos da política monetária.

O PDT defende que os pronunciamentos do Copom, dada sua relevância social, deveriam apresentar justificativas detalhadas, considerando os fatores econômicos que influenciaram o aumento da Selic.
Para o partido, as expectativas inflacionárias do Copom “não têm balizas em dados sólidos e, a priori, são ainda enviesadas para que agentes financeiros possam obter maior lucro ainda”.

ADPF 1.202

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.