Publicações

STJ julga equidade em execução extinta sem análise de mérito

A 4ª turma do STJ começou a julgar se cabe fixação de honorários advocatícios por equidade em casos de extinção da execução sem julgamento de mérito.
Até o momento, apenas o relator, ministro Antônio Carlos Ferreira, proferiu voto negando a fixação por equidade. O julgamento foi suspenso com pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha.
No caso, o recorrente argumenta que, quando a execução é extinta sem julgamento de mérito — ou seja, quando não há uma decisão que altere o valor da dívida, sua existência ou características — os honorários de sucumbência devem ser fixados com base no critério de equidade.
Afirma que quando o julgamento se limita a reconhecer um vício formal da execução, os honorários não devem seguir o percentual de 10% a 20% estabelecido pelo § 2º do art. 85 do CPC, mas sim montante adequado e proporcional.

Ao analisar o recurso, o ministro Antônio Carlos Ferreira, relator do caso, entendeu pela impossibilidade de fixação dos honorários advocatícios com base na equidade.
Segundo o ministro, a 2ª seção do STJ já havia estabelecido que a regra geral é a fixação dos honorários entre 10% e 20% do valor atualizado da causa, salvo exceções como quando o valor é inestimável, irrisório, ou muito baixo, conforme o §8º do art. 85 do CPC. O ministro ressaltou que a aplicação do critério de equidade só é admitida em situações de proveito econômico inestimável ou valor da causa muito baixo.

Leia Mais
STJ: Não cabem honorários equitativos em causas de valor elevado

Com base nessa orientação, o relator votou pelo parcial provimento do recurso para estabelecer os honorários advocatícios em 10% sobre o valor atualizado da causa, conforme disposto no § 6º do art. 85, que especifica que essa base de cálculo se aplica independentemente da análise do mérito da ação.

Processo: REsp 2.051.763

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.