Publicações

TRT-2 mantém justa causa de homem que jogou brinde da empresa no lixo

A 17ª turma do TRT da 2ª região manteve a justa causa aplicada a um empregado que colocou uma mochila com a logomarca da empresa no lixo do local de trabalho. A decisão judicial considerou que o ato foi lesivo à honra da empresa, especialmente por ter ocorrido após advertências anteriores por insubordinação.
O empregado admitiu ter pendurado a mochila, um brinde de Natal, na lixeira por insatisfação com o presente. Esse fato foi comprovado por imagens de vídeo e testemunhas. Em sua defesa, o reclamante alegou nunca ter recebido advertências. No entanto, a empresa apresentou cartas de advertência assinadas por testemunhas, documentando faltas, atrasos e a entrada não autorizada em uma área restrita do estabelecimento.

A empresa argumentou que o descarte da mochila não seria o problema, mas sim a publicização do ato, considerado desrespeitoso. Uma testemunha da empresa relatou que o empregado frequentemente criticava a companhia para colegas, inclusive em um grupo de WhatsApp. A testemunha também confirmou a entrada irregular no almoxarifado, relatando que o empregado teria dito que “entrava porque queria” e que “podia até pular a porta se não tivesse cadeado”.
A juíza-relatora Débora Cristina Rios Fittipaldi Federighi considerou as provas robustas o suficiente para demonstrar que o trabalhador excedeu os limites do razoável ao desqualificar a empresa perante os colegas. A decisão judicial concluiu que o comportamento do empregado violou a boa-fé objetiva necessária em uma relação de trabalho, tornando insustentável a manutenção do contrato.

Processo: 1000262-45.2024.5.02.0313

Confira aqui o acórdão.

Veja a matéria original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget
Aliquam erat volutpat. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Integer sit amet lacinia turpis. Nunc euismod lacus sit amet purus euismod placerat? Integer gravida imperdiet tincidunt. Vivamus convallis dolor ultricies tellus consequat, in tempor tortor facilisis! Etiam et enim magna.